O jornalismo na internet é uma via de mão dupla. Se por um lado, perseguimos a audiência, por outro, as técnicas para tornar as páginas visíveis e destacadas nos buscadores tornam o texto jornalístico cada vez mais pobre, muito teórico, pouco criativo. Eis uma forma simplista de encarar a questão.
O pulo do gato é saber aliar as exigências técnicas para alcançar as primeiras posições nos buscadores, com o "molho" que torna o texto não apenas informativo, mas delicioso de ler, prazerosamente degustável.
O que se exige do profissional não é mais e apenas um texto criativo, mas a capacidade de subjugar a máquina e fazer da tecnologia, o que ela de fato é: um instrumento - e para os entusiastas, dos mais fabulosos que existem -, que se usado com sabedoria, revela por trás das tags e códigos html, as expressões da alma humana.
Não é juntar-se ao inimigo, para quem ainda vê a internet como oponente, mas aliar-se a ele, trazê-lo para o lado de cá, moldá-lo à nossa vontade e ampliar as possibilidades criativas da profissão.
Nenhum comentário:
Postar um comentário